residenciais_9_leia_mais

Projetos Residenciais

Residência em São Paulo

LOCALIZAÇÃO

São Paulo SP

ÁREA DO TERRENO

307,35m²

ÁREA DA CONSTRUÇÃO

476,15m²

TÉCNICA CONSTRUTIVA

Concreto armado com fechamento em blocos cerâmicos

DATA DO PROJETO

2009

DATA DA CONCLUSÃO

2009-2014

PROPOSTA

Projeto de 2009 que foi o primeiro de uma série aproveitando os "eixos" que o lote possuía. Escolher uma linha para seguir paralelo e a partir dali criar linhas perpendiculares não parecia ser a solução mais indicada, neste lote bastante irregular com frente estreita, o fundo bem mais largo e nenhum ângulo reto, utilizar essa característica pareceu mais acertado, o desafio foi resolver os ambientes, de modo que ficassem ortogonais, dentro de uma forma bastante irregular.

Seguindo o conceito do condomínio a base deveria ser leve e permeável visualmente em contraponto ao bloco mais pesado no alto. Para driblar a irregularidade, aliviar o "peso" da construção e amarrar as diferentes formas, duas curvas longas, elementos soltos e balanços.

Esta residência foi desenvolvida para um casal sem filhos, porém que vive com a casa cheia, os sobrinhos se dividem entre a casa dos pais e a dos tios, atualmente os pais da proprietária, já bem idosos também se mudaram para ela, devido ao fato de ter 3 pavimentos, um elevador se fez necessário, previsto desde o início ele só foi instalado no fim da obra com a decisão definitiva da mudança.

Desde o início da obra até sua conclusão, muitas alterações foram feitas em relação ao original, algumas do tipo que tiram o sono, no fim tudo ficou bem bacana.

Este projeto foi um laboratório para uma nova forma de projetar, que culminou em projetos bem “malucos” e eliminou o medo de abusar das formas e estruturas. A casa na Serra e a "Casa Lego" (ao lado desta) não existiriam sem essa. VOLTAR