residenciais_18_leia_mais

Projetos Residenciais

Casa de condomínio - ICO

LOCALIZAÇÃO

São Paulo SP

ÁREA DO TERRENO

305,05m²

ÁREA DA CONSTRUÇÃO

486,68m²

TÉCNICA CONSTRUTIVA

Concreto armado e blocos de vedação

DATA DO PROJETO

2013

DATA DA CONCLUSÃO

Ainda em andamento

PROPOSTA

Quarto projeto residencial encomendado pelo mesmo cliente, que gosta de ousar nos conceitos e nas formas tanto das construções como dos lotes, parece ter certa atração por lotes irregulares. Aqueles que geralmente assustam as pessoas são os preferidos.

Diferente da “casa da serra”, este apesar de irregular, não possuía desníveis complexos, apenas uma leve declividade lateral, mas contava com algumas árvores demarcadas e catalogadas nos fundos que necessitaram certo cuidado, mas não interferiram tanto no projeto.

O conceito solicitado para essa casa era o de uma “casa varanda”, tal característica é notada na sala localizada na porção frontal da construção e também na piscina suspensa sobre o pé-direito duplo da sala também na frente da casa e com vistas para o horizonte.

Como o lote não tem dimensões tão generosas em contrapartida o programa de necessidades era extenso, 4 suítes, área de lazer que abrigasse, mesa de refeições, mesa de sinuca, sofás, TV, churrasqueira, etc. Garagem para 6 carros, dependências de empregados, assim como as outras residências localizadas no mesmo condomínio a solução foi verticalizar a construção, isso acaba gerando um volume construído muito carregado e pesado, para compensar isso, a velha fórmula de liberar o térreo (garagem), deixando-o mais aberto possível e com poucos apoios, os pavimentos seguintes, mais pesados, ganharam grandes planos envidraçados que geraram transparências e profundidades, destacando volumes e planos fechados. A volumetria da casa conta com diversas empenas que parecem estar soltas da estrutura, a empena localizada no corpo da escada ganhou um tom de roxo, forte e marcante, do lado oposto no último pavimento que abriga a área de lazer outra toda em concreto maciço e aparente prolonga na vertical a laje de cobertura, formando um elemento em “L” que no plano horizontal conta ainda com uma curva.

Ainda na fachada principal, uma das empenas projetadas inicialmente deu lugar a uma moldura que também ganhou o mesmo tom de roxo da outra empena, essa alteração aconteceu na obra no momento em que tanto ela quanto a piscina foram desenformadas, o perfil da caixa de concreto da piscina ficou interessante que em decisão conjunta ele deveria ficar emoldurado e não escondido.

Sobre a piscina, mais uma vez a opção foi levá-la para o último pavimento, pois proporciona visual, privacidade e insolação.

Outro ponto característico dos projetos desse cliente é o pé-direito duplo generoso nas salas sempre arrematado por um grande painel de vidro, mesmo que isso reduza a área dos dormitórios que sempre acabam enxutos.

Nos fundos, embora quase impossível de apreciar, uma sequência de curvas acomoda gentilmente as belas árvores pré-existentes mencionadas anteriormente, curvas estas destacadas pelos elementos soltos fechados ou vazados.

Devido ao número de pavimentos ela conta também com um elevador panorâmico e a vácuo.

É um projeto ousado do ponto de vista formal, que explorou os alinhamentos do lote e ainda assim acomodou ambientes bastante ortogonais, além de ter uma estrutura relativamente simples apesar de a forma passar outra impressão. VOLTAR