residenciais_15_leia_mais

Projetos Residenciais

Residência em Sorocaba

LOCALIZAÇÃO

Sorocaba SP

ÁREA DO TERRENO

250,00m²

ÁREA DA CONSTRUÇÃO

218,00m²

TÉCNICA CONSTRUTIVA

Concreto armado com fechamento em blocos cerâmicos

DATA DO PROJETO

2011

DATA DA CONCLUSÃO

2013

 

PROPOSTA

Residência de um jovem casal, que por motivos profissionais mudou-se para Sorocaba e precisavam de um local confortável, de fácil manutenção, sem exageros e que pudesse receber os amigos e familiares.

O pavimento térreo, como de praxe, concentra áreas sociais e serviços, no superior estão os 3 dormitórios sendo um deles uma suíte. A opção por uma construção assobradada permitiu áreas abertas generosas, dentro das limitações do lote, frequentemente visitantes perguntam se foram unidos dois lotes, devido ao fato, de que grande parte das construções vizinhas, ou em outros lotes com a mesma dimensão geralmente ocuparem muito mais o lote. Logo na entrada é possível avistar todo o terreno, passando pelas salas varanda com churrasqueira chegando ao muro de divisa, essa integração interior/exterior confunde os limites e amplia muito os ambientes. A cozinha se integra à sala por meio de uma porta de correr embutida na parede, solução que libera completamente o vão e também as paredes ao redor. A cozinha também está integrada à área de externa, em suma todos os ambientes de convívio voltam-se para os fundos tendo como ponto focal a piscina, essa característica, aliada aos grandes vãos envidraçados produzem espaços integrados, iluminados, ventilados e potencializam o convívio.

A escada, implantada logo no acesso, configura um “hall” e também é um elemento escultórico no espaço que é seguido de um pé-direito duplo, quase triplo, pois nesse espaço não há laje e o forro acompanha a inclinação do telhado até a sua cumeeira, logo abaixo dela algumas aberturas promovem iluminação zenital tanto para o superior, como para o térreo e ao pôr do sol a luz produz belos efeitos visuais nos ambientes.

No pavimento superior, uma passarela acompanha o vazio do pé-direito duplo e faz a ligação entre os dormitórios, nela existe um recuo que acomoda um pequeno escritório e a rouparia. A suíte ocupa a parte frontal da casa e configura um L em conjunto com o closet e o banheiro. Os demais dormitórios ocupam os fundos da construção e são separados por banheiro de uso comum.

As fachadas têm volumes simples complementados pelos telhados também de geometria simples, porém agrupados em níveis diferentes, gerando movimento e ampliação visual da construção. Na contramão da tendência das últimas décadas, onde as fachadas desse tipo de casa recebem enormes vidraças, normalmente fixas que compõem muito bem o visual das casas, porém deixam o interior muito à mostra e embora o público em geral goste deste material, os interiores expostos em demasia costumam incomodar e a solução tem sido utilizar grandes cortinas que permanecem fechadas o tempo todo, acabando justamente com a beleza do elemento envidraçado que é a transparência, perdendo também aquela sensação de leveza que o vidro produz. Sendo assim, neste projeto também existe um elemento vertical marcante onde está a escada que recebeu vidros que acentuam essa característica, porém eles são estreitos e altos e estão levemente recuados do alinhamento principal, isso faz com que a visão para o interior fique prejudicada sem eliminar a transparência. VOLTAR