residenciais_14_leia_mais

Projetos Residenciais

Residência em Vinhedo

LOCALIZAÇÃO

Vinhedo SP

ÁREA DO TERRENO

1312,60m²

ÁREA DA CONSTRUÇÃO

442,03m²

TÉCNICA CONSTRUTIVA

Concreto armado com fechamento em blocos cerâmicos

DATA DO PROJETO

2011

DATA DA CONCLUSÃO

2013

PROPOSTA

Projeto em parceria com meu grande amigo Alexandre Dantas de Souza.

O projeto foi encomendado por um casal com 3 filhos e também um sobrinho. Por motivos profissionais, há muitos anos mudaram-se para o interior de SP, sempre morando em casas alugadas, até que um dia veio a decisão de construir a própria casa, nesse meio tempo, os filhos seguiram seus próprios caminhos e atualmente cada um tem seu canto, porém como os encontros são frequentes, essa casa deveria poder abrigá-los quando necessário, ela é o ponto de encontro da família. Para tornar a vida dos moradores "permanentes" mais prática, o programa principal e funcional se desenvolve no pavimento térreo, enquanto o lazer e trabalho no pavimento inferior.

O lote se encontra no fim de uma rua sem saída, com uma reserva de mata do loteamento à direita, outra à esquerda e o vizinho dos fundos bem abaixo. Esta casa se desenvolve em dois pavimentos, um ao nível da rua e outro abaixo, configurando dois eixos perpendiculares, um "T" em sua forma básica. Tal configuração permitiu ambientes sociais e de estar integrados, em qualquer ponto deles que se esteja, é possível avistar os outros espaços é uma casa "360" como definiu o proprietário. Praticamente sem vizinhos (só telhado da casa aos fundos) a privacidade é garantida. A vista para os fundos, sobre os vizinhos e até o horizonte determinou a posição das salas, churrasqueira, piscina e escritório, apesar de ser face oeste recebeu grandes aberturas, pois a beleza do pôr do sol compensa o calor. A quantidade de luz é sempre abundante. Varandas, balanços e PD duplos fazem parte da volumetria.

Embora seja uma casa grande, lá dentro, devido à integração ela é muito aconchegante e ao mesmo tempo não intimida, a leitura dos espaços feita praticamente de uma só vez, dá a impressão que está tudo mais perto (curiosamente a integração faz com que construções pequenas pareçam maiores, exatamente o inverso do que acontece aqui).

Pra reforçar a atração que o visual exerce nos envolvidos, durante a obra, os proprietários passavam todo o fim de tarde apreciando a paisagem do poente, hábito que continua atualmente. Eu mesmo participei desse ritual várias vezes.

Projeto muito gratificante, para pessoas muito bacanas.

Na sequência de fotos, feitas durante uma tarde e início de uma noite de outono, é possível notar o que o proprietário chama de "explosão de cores", as tonalidades, as sombras, as luzes, silhuetas, tudo se altera com o passar das horas tornando esse espaço tão especial e justificando as escolhas do projeto. VOLTAR