residenciais_11_leia_mais

Projetos Residenciais

Casa de condomínio

LOCALIZAÇÃO

São Paulo SP

ÁREA DO TERRENO

308,52m²

ÁREA DA CONSTRUÇÃO

429,91m²

TÉCNICA CONSTRUTIVA

Concreto armado com fechamento em alvenaria de vedação e vidro

DATA DO PROJETO

2010

DATA DA CONCLUSÃO

2012

PROPOSTA

Um jovem casal com uma menina e um menino, foi uma das últimas casas a iniciar sua obra e a primeira a ficar pronta.

Um dos itens que rendeu mais horas de trabalho e negociação foi a da suíte principal em balanço sobre a sala de jantar, devido a outro balanço no acesso e ao pé-direito duplo dele, criar o primeiro foi bem complexo, afastando dois calculistas que não encontravam solução para a estrutura, até existia um apoio (no estudo original) mas o cliente (arquiteto de formação) não aceitava, ele queria abrir as portas da sala de jantar e transformá-la em uma varanda sem obstáculos, fato curioso, pois geralmente as pessoas tendem a facilitar para economizar.

A escada helicoidal nasceu para envolver o elevador a vácuo,um equipamento bem interessante que já utilizado em outros projetos, inclusive no mesmo condomínio. Para moldá-la no diâmetro correto do elevador, foram utilizados tubos de concreto, daqueles que se usa em galerias de água pluviais, que posteriormente foram reaproveitados para proteger os caules das árvores do aterro necessário para nivelar o quintal, evitando assim que elas morressem. As árvores também são um capítulo deste projeto, pois todas estavam etiquetadas e todo o condomínio passava por aprovação em órgãos ambientais, inclusive existe um raro pau-brasil em frente ao lote e foi o que determinou a posição do pé-direito duplo todo envidraçado e a posição da escada, deles deveria ser possível avistar a árvore.

No subsolo temos a garagem com 4 vagas e também um PUB, outro pedido do proprietário que gosta de jogar “poker” e sinuca com os amigos, além de curtir charutos, então precisava de um lugar restrito. Durante a obra foram adquiridos alguns portões de ferro fundido antigos em uma demolição de um edifício no centro de SP, dois deles isolavam o cofre de um banco que existia no tal edifício. Esses portões foram utilizados no acesso ao PUB, dando todo um clima "retrô" (autêntico e não cópias baratas) ao espaço. VOLTAR