reformas_5_leia_mais

Projetos para Reformas

Residência em São Paulo:

Reforma que virou construção

LOCALIZAÇÃO

São Paulo SP

ÁREA DO TERRENO

454,00m²

ÁREA DA CONSTRUÇÃO

269,13m²

TÉCNICA CONSTRUTIVA

Concreto armado com fechamento em blocos cerâmicos.

DATA DO PROJETO / DATA DA CONCLUSÃO

2014 / 2015

 

PROPOSTA

Começou como uma reforma, mas no fim das contas, tantos itens forma alterados, que só ficariam as paredes externas em pé e mesmo assim, seriam todas recortadas para estruturar o novo pavimento e também as novas aberturas, sendo assim, a decisão foi, aproveitar a ideia do layout, mas derrubar tudo e começar do zero. Sobraram os muros e parte de uma edícula.

Os proprietários, um casal com duas filhas pequenas solicitou que a casa tivesse “cara de casa”, lhes agradava muito a ideia de telhados com volumetria variável, aparentes, tanto interna como externamente, ele, um argentino pediu o uso de cores diversas, característica marcante na arquitetura espanhola e comum em famosos pontos turísticos argentinos. Também lhes agradava muito essa atmosfera mais rústica, com madeira, tijolo, concreto. Acostumados a residir em uma antiga vila de sobrados geminados, este imóvel os conquistou por estar em uma tranquila rua com acesso restrito, o que lembra muito o antigo endereço e sendo bem maior havia a possibilidade de ter um quintal com jardim para o lazer da família. Outra premissa do projeto foi de que a posição dos quartos e suas janelas que deveriam estar posicionadas para norte, algo que era muito caro para o proprietário.

Fachada oeste, é a frente oficial da residência, por ela dá-se o acesso à residência, a piscina, a varanda e a churrasqueira, foram implantadas juntas ao acesso principal, devido a essa área ser a mais ensolarada do lote (norte e oeste).

Nos fundos, face leste, temos o jardim tão celebrado pela família, que originalmente acabava ao lado de uma pitangueira existente ali, logo após havia um muro de arrimo e uma sequência de patamares para conter o terreno, todos concretados e sufocando as árvores existentes, uma das primeiras decisões projetuais foi a remoção do concreto que impermeabilizava os tais patamares, criando jardins gramados e assim acabando com a impermeabilização do solo. O nível do jardim foi elevado para criar esse pátio gramado entre a casa, o ateliê e a única parte remanescente da antiga casa que era uma garagem e virou uma brinquedoteca. Durante a construção, uma alteração feita pelo mestre de obras criou um espaço bem bacana para as crianças, ele sugeriu remover uma parte de uma mureta, no limite do primeiro jardim e usando material da obra, tábuas e caibros, montou um divertido escorregador junto a uma pequena escada, para a diversão das crianças. Nos fundos do lote, existe uma rua de muito movimento, que embora esteja cerca de 5,00m abaixo, invadia visualmente a residência, para solucionar, nada de muros, uma cerca viva em um dos patamares que abrigam os jardins da casa e o canil, gera essa barreira visual, mantendo a privacidade da residência, de modo que estando no jardim ou na sala, nem parece que a casa fica em uma região até central de São Paulo.

Internamente, o pavimento superior onde estão os dormitórios, não possui laje e tem a estrutura do telhado aparente e com isso o pé-direito ficou bem generoso.

No pavimento térreo a integração é total, da piscina, da varanda frontal e do acesso principal é possível ver todas as salas inclusive o jardim nos fundos, o escritório integrado às salas também aproveita a vista para o pátio da pitangueira. VOLTAR