reformas_1_leia_mais

Projetos para Reformas

Casa em Sorocaba

LOCALIZAÇÃO

Sorocaba SP

ÁREA DO TERRENO

150m²

ÁREA DA CONSTRUÇÃO

116,80m²

TÉCNICA CONSTRUTIVA

Tijolo maciço, nas áreas antigas preservadas, concreto armado com alvenaria de vedação nas intervenções.

PROPOSTA

Anos atrás, ainda com pouco tempo de atuação fiz um trabalho parecido, uma reforma em uma casa que ninguém acreditava e que acabou virando o meu "xodó". Anos depois, surgiu uma nova oportunidade no mesmo sentido, uma casa antiga em um terreno estreito, construída e habitada por anos pelo avô da proprietária, e por isso existia um valor sentimental impossível de mensurar. O desafio neste caso foi atualizar e acrescentar alguns ambientes necessários aos dias atuais e à nova família, que na contramão do que ocorre atualmente, especialmente no interior, decidiu abrir mão de um condomínio fechado para viver no bairro onde cresceram.

Como disse acima, o lote é muito estreito, existe uma construção antiga e também acréscimos criados ao longo dos anos, áreas antes abertas que receberam coberturas que como consequência, escureceram os ambientes, interferindo na iluminação e ventilação naturais, a meta foi trazer luz para a casa, recriar os espaços abertos e descobertos, ao mesmo tempo proporcionar certa privacidade aos moradores em relação aos vizinhos e na medida do possível trazer algum verde para eles.

Na fachada, o conceito utilizado foi o de preservar a escala das construções existentes na rua , principalmente a vizinha à esquerda que é geminada, logo possuía o mesmo desenho e também foi construída pelo citado avô e por muito anos pertenceu  à família. Com isso em mente a viga que marca o acesso, configurando um pórtico foi destacada, o projeto evitou volumes mais altos logo na frente da construção de modo que a continuidade entre ambas fosse mantida e com isso, a largura também cresceu visualmente.

Um dos quartos encontrava-se logo na fachada, era estreito, muito comprido e seu acesso dava-se através do quarto contíguo, uma situação nada prática, este dormitório foi reduzido de mofo que o recuo frontal aumentasse e fosse possível acomodar mais um automóvel, deu lugar a um escritório e também ao acesso principal da residência.

O segundo dormitório logo em sequência como mencionado anteriormente, possuía ao seu lado um corredor externo para onde sua janela estava voltada e também era por ali que se dava o acesso à casa, esses dois espaços foram unidos dando lugar à sala que no trecho onde havia o corredor ganhou um pé-direito mais alto que propicia iluminação zenital e  ventilação permanente.

O restante da residência  passou por reformulações parecidas, ganhando acréscimos e inversão de usos para os ambientes, criando uma integração mais racional e prática para o conjunto e sempre valorizando a luz através de pátios abertos.

Esse foi um projeto muito prazeroso, o resultado agradou muito a todos os envolvidos. A simplicidade e a história são seus destaques. VOLTAR